Num presente marcado pela tecnologia, trabalhar em qualquer lado é fundamental.
O tempo e recursos poupados podem ser investidos noutras áreas do seu negócio. A flexibilidade e a capacidade de adaptação são mais-valias para o seu negócio ou empresa.
Apesar da adoção ao teletrabalho ter sido marcada pela pandemia, dois anos depois muitos funcionários continuam a preferir o trabalho remoto ou o modelo híbrido.
Em 1990 numa entrevista no programa “The Machine That Changed the World”, Steve Jobs co-fundador da Apple, já abordava a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar em rede. Há 32 anos, era impensável adotar uma metodologia de trabalho que não fosse trabalhar a partir de um escritório.
Jobs declarava: “Na empresa, estamos a começar a ver que, à medida que as condições de negócios mudam cada vez mais rápido a cada ano, não podemos mudar a nossa organização hierárquica de gestão muito rapidamente, em relação às condições empresariais em mudança. Não podemos ter alguém a trabalhar para um novo patrão todas as semanas. Também não podemos mudar a nossa organização geográfica muito rapidamente. Na verdade, é ainda mais lenta do que a de gestão. Não podemos mover pessoas por todo o país todas as semanas. Mas podemos mudar uma organização eletrónica deste tipo”.
“… à medida que começamos a ligar estes computadores a redes sofisticadas e grandes interfaces de utilizador, começamos a ser capazes de criar grupos de pessoas que trabalham numa tarefa comum de forma extremamente eficiente, não importa onde estejam geograficamente. E não importa para quem trabalham hierarquicamente. Estas organizações podem viver o tempo que for necessário e depois desaparecer. E estamos a descobrir que podemos reorganizar os nossos negócios eletronicamente muito rapidamente”.
A entrevista de Steve Jobs está disponível no Youtube, veja-a na íntegra.