Como captar investimento para uma ideia de negócio

Tem uma excelente ideia de negócio, mas acha que ninguém irá investir no seu projeto? Já pensou na melhor forma de apresentar a sua ideia de negócio a potenciais investidores?

Procurar investimento para uma ideia de negócio pode ser não ser uma simples tarefa, especialmente, se não conhecer ou se não tiver nenhuma ligação com o mercado. No entanto, há alguns procedimentos que pode fazer para aumentar as suas oportunidades.

Em primeiro lugar, tenha a certeza que tem um plano de negócios preparado. Isso mostrará aos potenciais investidores que pensou, que tem uma ideia do que precisa e de como pretende fazer do seu projeto um sucesso.

De seguida, tente criar uma ligação com os potenciais investidores de forma que estejam mais interessados a financiar o seu projeto.

Por último, esteja preparado para responder a qualquer pergunta que possa surgir sobre a sua ideia de negócio. Poderão fazer questões relacionadas com as oportunidades de mercado e planos para o futuro. Se conseguir responder e demostrar que domina todos estes assuntos, será mais fácil de obter o investimento necessário.

Como captar investimento para uma ideia de negócio | Escritórios Virtuais no Porto e em Vila Nova de Gaia

Onde procurar potenciais investidores?

Se esta à procura de arrecadar dinheiro para a sua ideia de negócio. Vai precisar de encontrar potenciais investidores.

As 6 formas de captação de investimentos para seu negócio:

  • Sócio Investidor

Como o nome sugere, o sócio investidor é aquela pessoa que investe capital na empresa. É um dos primeiros meios que vem à nossa mente quando pensamos em captar recursos para abrir um empreendimento.

Esse tipo de captação é ideal caso queira, além do investimento, alguém que trabalhe lado a lado consigo, nas operações da empresa.

Um sócio investidor, além de aplicar dinheiro, também pode ser um mentor, agregando conhecimento na gestão e expansão do negócio.

  • Investidor Anjo

O investidor anjo são pessoas físicas que aplicam entre 5% e 10% do próprio património em empresas com alto potencial de retorno.

Além de contribuir financeiramente, também aplica a sua experiência de mercado e rede de contactos para o desenvolvimento do negócio.

A diferença entre um sócio investidor e investidor anjo é que ao contrário do sócio investidor, o investidor anjo não aparece no contrato social.

A vantagem do modelo anjo é que caso haja problemas de ordem jurídica do investidor a empresa não é afetada, da mesma forma que problemas legais da empresa não recaem sobre ele.

Caso o sócio investidor tenha problemas jurídicos, tais como, contas em atraso, poderá acontecer que saía da conta da empresa o respetivo pagamento. É necessário, que haja clareza por parte do sócio, sobre eventuais problemas.

  • Empréstimos

Os empréstimos são um dos primeiros meios que vem à nossa mente quando o assunto é captação de recursos. É indispensável, primeiramente, avaliar de forma cuidadosa a necessidade de solicitar um empréstimo.

Antes de escolher esse meio de investimento, reveja os seus gastos. Veja se é possível cortar alguma despesa, reavalie os custos fixos e variáveis, encontre em qual deles é possível dar fôlego financeiro ao seu negócio.

Caso tenha revisto os seus gastos e identificado que, de facto, um suporte financeiro é necessário, é altura de procurar as alternativas de empréstimo existentes no mercado.

Para isso, tenha em mente as informações necessárias:

  • A quantia exata que precisa;
  • O valor mensal que a conta da sua empresa poderá assumir para o pagamento das parcelas do empréstimo;
  • O prazo em que poderá saldar a dívida.

Faça uma análise detalhada de todas as opções de crédito que há disponíveis e verifique a mais vantajosa para o seu negócio

  • Incubadoras

Uma incubadora é outra forma de acelerar o seu negócio. Contudo, não é com investimento de capital direto.

As incubadoras auxiliam no desenvolvimento de novas empresas em fase inicial. Oferecem suporte administrativo e técnico, como: local de trabalho; acesso a serviços básicos; mentorias; orientações jurídicas, contabilidade e formações.

O capital fica por conta da incubadora que terá de fomentar a conexão do negócio com potenciais investidores, órgãos do governo e instituições financeiras.

Se a sua empresa está na fase inicial, a incubação tem possibilidade de ser a melhor opção de captação de investimentos, pois a incubadora serve para amadurecer as suas ideias até florescerem os primeiros resultados.

Como captar investimento para uma ideia de negócio | Escritórios Virtuais no Porto e em Vila Nova de Gaia

Posto isto, recomendamos que:

  • Verifique as possíveis incubadoras;
  • Descubra qual é a mais adequada para o seu negócio;
  • Estude o modelo de incubação.

Após essa verificação, coloque em prática e usufrua do ambiente fértil oferecido pelo processo de incubação.

  • Aceleradoras

Outra possibilidade, no mesmo sentido das incubadoras, são as aceleradoras.

No entanto, ao contrário das incubadoras que são ideais para as fases iniciais, as aceleradoras estão voltadas para negócios já maduros que precisam começar a escalada, ou seja, alcançar aumentos relativos dos retornos do negócio.

Aconselhamos a que:

  • Pesquise as possíveis aceleradoras;
  • Verifique se o seu negócio é adequado aos requisitos da aceleração;
  • Participe do processo de seleção.
  • Capital de Risco

Esta é a forma de captação para pequenas e médias empresas onde os investidores trabalham em cenários de risco.

Para atrair um investidor de capital de risco, o seu negócio precisa ter um produto ou serviço bem posicionado e validado no mercado. Por isso, para negócios que já têm uma faturação expressiva, mas que se encontram em fase de expansão, esta é uma opção a considerar.

Há formas de captação de investimentos para todas as etapas e para todos os tipos de empresas. Analise cada uma das seis opções apresentadas e escolha com clareza, qual a melhor forma de captação para o seu negócio.

Saiba Mais

Consulte a nossa política de privacidade para saber como armazenamos e utilizamos as suas informações pessoais.

Contacte-nos

+351 225 899 800

Custo de uma chamada para a rede fixa nacional

Escritórios Porto

Rua Pinto Bessa N.º 522 R/C
4300-428 Porto
GPS: 41.150472, -8.591917

Escritórios Vila Nova de Gaia

Avenida da Republica, n.º755, 5.º Andar
4430-201 Vila Nova de Gaia
GPS: 41.131795, -8.606410

Contactos

Tel.: +351 225 899 800
Fax: +351 225 899 801
Telm.: +351 912 500 771
E-mail: info@weboffice.pt

Fale connosco
1

Subscreva a nossa newsletter

e receba todas as novidades e promoções exclusivas para nossos subscritores.

Subscreveu com sucesso a nossa newsletter!

Pin It on Pinterest