Aproximadamente de 20 em 20 anos a internet tal como a conhecemos, sofre uma revolução. A primeira revolução da Internet, aconteceu em 1988, quando o mundo testemunhou a chegada da World Wide Web (WWW), com páginas estáticas aparecendo em televisões e monitores de computador pelas mãos do seu criador Tim Berners-Lee.
Em 2001, a revolução da internet veio com o boom da web com a popularização dos websites dinâmicos e sistemas multi-página. Agora, com a tecnologia blockchain e a criptografia avançada, a web 3.0 está a chegar e promete uma nova revolução.
Mas, o que é a web 3.0? E como ela irá alterar a forma como usamos a internet? Vamos perceber.
A Web 3.0 é o terceiro estágio da evolução da web, um estágio na qual a internet se torna muito mais inteligente, autónoma e colaborativa. A web 3.0 inclui todas as tecnologias que utilizam uma combinação de dados, criptografia, computação artificial e que vai permitir que a internet se torne muito mais útil e segura.
A web 3.0 apareceu pela primeira vez em 2007, quando o programador dinamarquês Holger Klein publicou um artigo na revista da IEEE Computers & Society onde propôs o estágio 3.0 da evolução da web. Klein argumentou que a Web 2.0, tão popularizada pelos utilizadores da web atualmente, era apenas o estágio 1.0 da evolução.
Assim, podemos dizer que a Web 3.0 é a próxima geração da internet, onde os utilizadores controlam os seus próprios dados e podem interagir uns com os outros diretamente, sem a necessidade de intermediários.
Essa “nova internet” será alimentada por tecnologias descentralizadas como blockchain, será mais privada e segura do que a internet atual. A Web 3.0 deverá substituir a atual infraestrutura da internet e, com isso, mudar a utilização da internet como a conhecemos hoje.
A Web 3.0 não tem uma data exata para ser definida como ponto de partida, mas podemos dizer que ela começou a surgir pelo menos em 2020, quando a blockchain começou a ser adotada na vida real e os utilizadores passaram a ter uma opção de controlar seus dados pessoais.
Conceitos como Internet de Confiança (web of trust), Contratos Inteligentes (smart contracts), DeFi, protocolo de registro descentralizado, (DPO), Cripto-comércio, Organizações Autónomas Descentralizadas (DAO), dados públicos e anonimizados estão entre as principais características da terceira onda da web.
Esta “nova revolução” da internet, está paralelamente relacionada com o novo paradigma do mercado trabalho que vivemos atualmente. Os conceitos de trabalho remoto, trabalho híbrido e nomadismo digital estão a tornar-se cada vez mais comuns e generalizados nas empresas, graças a esta evolução natural que, mais do que tecnológica é também uma revolução sociológica.
Na WebOffice acompanhamos as tendências atuais do mercado de trabalho e disponibilizámos todas as soluções que se ajustam aos empreendedores que estão a viver esta nova mudança de paradigma. Conheça todos os nossos serviços aqui.