Atualmente, e devido à evolução da Internet, existem cada vez mais interessados em trabalhar como freelancer. Porquê? Porque além da liberdade que esta forma de trabalhar traz, existem outros benefícios atraentes que não podem e nem devem ser esquecidos.
Embora existam clientes difíceis ou a tarefa de receber pagamentos se torne complicada, os benefícios de trabalhar de forma remota mostram-se superiores às eventuais tarefas difíceis desta forma de trabalhar.
Assim, se quer mudar o seu rumo profissional, trabalhar como freelancer pode ser a mudança que necessitava na sua vida. Porém, quer conhecer as vantagens desta forma de trabalhar antes de tomar uma decisão, certo? Por isso, continue a ler o nosso artigo e descubra quais são!
Quais são as vantagens de trabalhar como freelancer?
1. Possibilidade de ter rendimentos mais altos
Contrariamente ao emprego convencional em que o seu salário é sempre o mesmo, trabalhar como freelancer permite-lhe ter a possibilidade de obter rendimentos mais altos. Como? Estipulando o seu preço e a sua carga horária, podendo trabalhar em diversos projetos em simultâneo.
Em suma, um freelancer é remunerado por produção, isto é, quanto mais produz, mais ganha.
2. Liberdade para trabalhar em qualquer lugar
Embora uma das vantagens seja trabalhar em casa, a verdade é que muitos dos trabalhadores autónomos não gostam de estar isolados. Por isso escolhem espaços coworking para partilhar com outros empreendedores sem ter que pagar muito para isso.
3. Maior autonomia
Ao ser um trabalhador independente, consegue ter uma maior autonomia sobre as suas escolhas e trabalhos. Contrariamente aos empregos convencionais, escolhe com quem quer trabalhar, além de decidir como e quando vai executar esse trabalho. Porém, não se esqueça que depende sempre do que o cliente quer.
4. Flexibilidade de horários
Não há como negar: esta é outra das principais vantagens de trabalhar como freelancer. Tal como foi referido, o seu trabalho depende do seu preço e da carga horária que quer ter. Assim consegue ter flexibilidade de horários para gerir a sua vida pessoal e profissional da melhor forma.
5. Fuga à rotina e à mobilidade
Se não gosta de ficar preso no trânsito ou de ter sempre a mesma rotina, então trabalhar como freelancer é a melhor forma de fazer o que mais gosta! Dado que pode trabalhar de qualquer lugar e nos horários que estipular, o seu dia-a-dia nunca será igual.
6. Maior produtividade
Uma vez que há maior motivação para exercer a sua atividade, os níveis de produtividade de um freelancer tornam-se maiores. Afinal, está a trabalhar por si e para si.
7. Aumento de conhecimentos
Além das vantagens referidas anteriormente, a absorção de novos conhecimentos é uma das principais quando se trabalha como freelancer. Isto acontece pois existe uma necessidade constante de pesquisa e atualização.
Tal como vê, existem benefícios que só o trabalho como freelance permite ter. Como em qualquer situação, esta é uma mudança que requer um bom planeamento, estratégia e organização para corresponder às suas expetativas. Contudo, com persistência e determinação consegue atingir os objetivos a que se propõe e, inclusive, atingir novas metas.