O Porto tem se tornado um dos principais centros empresariais do país, porque combina a sua herança histórica, qualidade de vida e uma economia ativa. A cidade atrai cada vez mais empresas, empreendedores e profissionais das mais diversas áreas. Uma das tendências que está em crescimento é a escolha de um centro de negócios, como o local para estabelecer a sede de uma empresa.
1. Localização Estratégica
Pela sua localização estratégica, o Porto está ligado aos mercados europeus e internacionais. Seja pelas ligações aéreas ou pelas terrestres como: comboios, metros e autocarros. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi considerado o terceiro melhor da Europa, em 2022, pela Airports Council International e oferece ligações aéreas para vários destinos. Registou mais de 13 milhões de passageiros no aeroporto em 2022, um crescimento de 122% face a 2021, o que mostra um aumento das ligações.
2. Custos Competitivos
Comparado com outras cidades europeias, o Porto oferece custos operacionais mais baixos, um fator importante para as empresas que procuram maximizar os seus investimentos. Segundo um estudo da Cushman & Wakefield, os custos de arrendamento de um escritório no Porto são, em média, 30% inferiores aos de Lisboa e até 50% mais baixos do que nas grandes capitais europeias como: Londres ou Paris.
Os centros de negócios apresentam soluções ainda mais económicas, uma vez que incluem despesas como manutenção, internet, serviços de receção e limpeza incluídos no valor mensal do arredamento.
3. Flexibilidade e Escalabilidade
Os centros de negócios no Porto destacam-se pela flexibilidade que oferecem. Se uma empresa precisa de expandir ou reduzir o espaço de trabalho, estes géneros de espaços estão preparados para fazer essas mudanças. Disponibilizam também, escritórios privados, coworking e salas de reuniões equipadas que se adaptam às necessidades de startups, pequenas, médias ou grandes empresas.
5. Infraestruturas Modernas
Os centros de negócios no Porto estão projetados para maximizar a produtividade, com tecnologia avançada, design ergonómico e áreas comuns que incentivam a colaboração e networking. Um estudo da Savills mostrou que 60% dos colaboradores valorizam a existência de espaços de descontração nos ambientes de trabalhos, o que torna os centros de negócios uma escolha cada vez mais atrativa.
6. Incentivos do governo e Apoio ao Empreendedorismo
Portugal tem implementado vários incentivos fiscais e programas de apoio ao empreendedorismo que beneficiam empresas que escolhem o Porto como sede para o seu negócio. Desde benefícios fiscais para startups até financiamento para a inovação. Em 2023, mais de 400 startups foram criadas no Porto, o que marcou um aumento de 15% face ao ano anterior.
Escolher um centro de negócios no Porto para trabalhar e sediar o seu negócio é eleger um local com um ambiente dinâmico, conectado e preparado para o futuro. Com custos competitivos, flexibilidade e uma localização estratégica. A combinação de infraestruturas modernas, incentivos do governo e um ambiente empresarial vibrante torna o Porto a escolha certa, para as empresas que desejam crescer num mercado cada vez mais global.
Se está à procura um espaço que alie profissionalismo, modernidade e oportunidades de networking, a WebOffice é o centro de negócios que vai atender às suas necessidades.