A importância da saúde mental e do bem-estar nas empresas
Reconhecida como uma doença mental pela Organização Mundial de Saúde, desde 2022, burnout resulta do esgotamento físico e mental.
Como podemos constatar no gráfico abaixo de acordo com os dados recolhidos pela Small Business Prices, na União Europeia, Portugal ocupa o primeiro lugar como o país com maior probabilidade de contrair burnout.
Como podemos observar neste gráfico, apesar de ser o 4º país com mais horas de trabalho semanais, Portugal é o 3º país com salário mais baixo. Este desequilíbrio traduz-se na falta de felicidade dos trabalhadores que não chega aos 6 pontos. Um resultado alarmante sobre o bem-estar dos trabalhadores portugueses.
Burnout – O que é?
A OMS classifica Burnout, como uma síndrome resultante da falta de gestão de stress no local de trabalho.
É caracterizada por três principais sintomas:
- Sentimento de falta de energia ou exaustão;
- Distanciamento mental do trabalho, sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados com o trabalho;
- Falta de eficiência.
Burnout é uma palavra que descreve especificamente fenómenos ocorridos no contexto de trabalho e não deve ser aplicada na descrição de experiências noutras áreas da vida.
Como evitar
As empresas devem estar cada vez mais atentas à saúde dos seus colaboradores, se em 2016 a percentagem de pessoas ativas com risco de entrar em burnout era de 82%, em 2022 afeta mais de 40 milhões de trabalhadores na União Europeia.
Como resultado da pandemia a saúde mental da sociedade piorou e o número de pessoas em estado de exaustão aumentou. Estima-se que stress e burnout custem às empresas 3,2 mil milhões de euros por ano.
Estes dados traduzem se em consequências devastadoras no mercado laboral, uma vez que a tensão psicológica e o baixo rendimento podem contagiar e sobrecarregar os colegas.
Para evitar entrar numa situação de burnout:
- Avalie a forma como se tem sentido;
- Rentabilize o seu tempo;
- Aproveite esta época de férias para descansar;
- Peça ajuda.
Férias e Chamadas Telefónicas
Ser cliente WebOffice é sinónimo de férias sem preocupações. Para nós é importante assegurarmos que a sua correspondência é tratada com todo o cuidado, as suas visitas são atendidas e as suas chamadas não serão perdidas.
Ao escolher esta solução os seus clientes irão contactá-lo através de um número de telefone exclusivo. As suas chamadas serão atendidas pela assistente em nome da sua empresa.
Se a assistente tiver autorização, fará o reencaminhamento da chamada para o número indicado no protocolo.
Em alternativa, caso não consiga proceder ao reencaminhamento ou não tenha autorização para entrar em contacto, ficará com os dados do cliente e procederá à notificação via email.
O nosso serviço de atendimento de chamadas irá contribuir para que tenha umas férias 100% descansado. Um atendimento personalizado dará maior credibilidade ao seu negócio, os problemas ficarão resolvidos em tempo real e o custo-benefício permitirá que os seus lucros sejam investidos noutras áreas do seu negócio.
A WebOffice preocupa-se com o bem-estar dos seus clientes. Não perca tempo e venha descobrir as vantagens e planos personalizados que temos para o seu negócio.
Fonte: OMS e Ordem dos Psicólogos